quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tornando-se ovelha - Apóstolo César Augusto

Uma vez atraídos a Jesus, o passo seguinte é abandonar a multidão e tornar-se ovelha. João 10:27 diz que as ovelhas Lhe ouvem a voz. Ele as conhece e elas O seguem.
Este processo nada mais é do que o novo nascimento. 
Somente alguém nascido da água e do Espirito pode ouvir, conhecer a seguir o Pastor, e a ovelha Lhe ouve a voz. Ouvir é bem diferente de escutar. Quem ouve permite que as palavras do Bom Pastor penetrem em seu coração, meditam nela e são por ela transformadas. Para a ovelha, a voz do Bom Pastor tem sentido, ela não é como um eco na multidão, é uma voz direcionada, pessoal e familiar.
A ovelha também conhece o Bom Pastor. O conhecimento é a chave da vida eterna. A árvore do conhecimento é a chave da vida eterna. A árvore do conhecimento do bem e do mal, como vimos, trouxe ao homem o conhecimento do pecado, mas a árvore da vida traz a nós o conhecimento de Deus. Como então, podemos conhecer a Deus, se Ele é Espírito(Jo. 4:23)?
Para conhecer é preciso antes relacionar. Isto ocorre através da leitura bíblica, da oração, do louvor e adoração. Este relacionamento é profundo e progressivo.
O conhecimento nos trará a revelação do caráter de Deus. Creio que é essencial conhecermos pelo menos estes quatro aspectos do caráter do Senhor, que nos é revelado na Bíblia através das experiências com Deus.
O primeiro aspecto - Deus Todo Poderoso, o El-Shaddai - o poder de Deus precisa ser real em nossas vidas, pois estas experiências produzirão fé no coração de cada um de nós. Sem experiências reais com milagres, bênçãos, providência divina em situações difíceis, a fé não poderá ser gerada, nem estimulada em nós.
O segundo aspecto - Deus Pai - o verdadeiro pai ama seu filho, deseja protegê-lo, abençoá-lo. E este Deus-Pai que traz confiança ao coração de quem se aproxima dEle, pois traz a certeza do Seu amor independente do quanto tenhamos errado ou desviado de seus caminhos no passado.
O terceiro aspecto - Deus Justo - quando conhecemos este aspecto aprendemos que não é preciso reivindicar nada, pois Ele é o que faz justiça por nós. À sua semelhança, mediante tal revelação, tornemo-nos justos e íntegros.
O quarto aspecto - Deus Amor - diz-nos que o amor é o único dom que permanecerá por toda a eternidade, pois o amor é a essência de Deus. Conhecer o amor de Deus é conhecer o Seu ser. Este imenso, tremendo, incompreensível e incomensurável amor, traz-nos o Seu perdão. Deus sempre será capaz de perdoar se de modo sincero nos arrependermos. Este amor que se revela no perdão é algo além da compreensão humana.
O amor de Deus por fim revela-se em Sua compreensão de nossas limitações, e daí advém a Sua aceitação e Seu perdão. Deus sonda os nossos corações e compreende o nosso querer. Ele jamais nos cobrará algo que não podemos oferecer. Este amor revelado no caráter de Deus nos traz segurança.
Quando deixamos de fazer parte da multidão e nos tornamos ovelhas, experimentamos a libertação, que nos possibilitará adentrar no passo seguinte da ação restauradora de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário