sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Carne e Espírito Santo, uma luta de imposições - Apóstolo César Augusto

Queridos, Deus não tem nenhuma obrigação de proteger aqueles que insistem em viver fora de seus padrões. Deus se compromete com aqueles que se aliançam com Ele, com seus princípios e com sua palavra. O Senhor é um Deus fiel, misericordioso e amoroso, mas também é um Deus de princípios, que age através de princípios por ele estabelecidos. "Aqueles que Me honram, honrarei" I Samuel 2:30. Este é um princípio imutável de Deus para nossas vidas.
Vemos que o homem foi tentado pela concupiscência da carne. Carne é tudo aquilo que se levanta contra a soberania do Espírito de Deus. É a vontade que a natureza humana tem de ser independente.
Primeiramente, satanás seduziu o homem através da satisfação que o ser independente, lhe traria. Era uma satisfação irreal, mas que conseguiu seduzir o homem.
Feito isto, ele tocou o segundo ponto da alma do homem que o levou a queda, que é a forte inclinação que a alma humana possui de nunca estar submissa a ninguém, de querer comandar a própria vida.
A carne representa a natureza humana e todo desejo de independência que ela oculta, de governar sem Deus, sem prestar contas de nada e a ninguém. Este desejo foi plantado no coração do homem ainda no Éden, quando a semente do pecado foi lançada, contaminando toda a descendência de Adão.
A cobiça da carne é satisfazer a si própria, encontrar sua própria satisfação. Por este motivo, quem ouve a sua voz e atende aos seus anseios nunca poderá agradar a Deus(Romanos 8:8). Carne e espírito se opõe, lutam entre si, por que a primeira tenta impor a vontade de satanás, que se revela em independência de Deus, e o segundo procura impor a vontade do Senhor, a fim de que o homem cumpra e conheça a boa, perfeita e agradável vontade de Deus(Romanos 12:2).
Se permitirmos que o Espírito Santo governe, fale e faça prevalecer a sua vontade, seremos pessoas guiadas por Deus e confiaremos ser seus filhos, segundo Romanos 8:14. O corpo é apenas um envoltório, uma "armadura" que coloca esta parte invisível e intocável do nosso ser em contato com o mundo físico.
Mas é na alma conforme a escrita do Velho Testamento, que reside a personalidade e a individualidade da pessoa humana, que a faz diversa de seu semelhante.
A alma contém, funções específicas, entre as quais vemos principalmente a vontade, os pensamentos e as emoções. Estas três funções da alma humana necessitam estar debaixo do controle do Espírito Santo, ou seja, devem estar sujeitos à voz do Espírito de Deus que reside no espírito humano.
Quando a vontade, os pensamentos e as emoções agem independentemente do Espírito Santo, de modo descontrolado, age-se de modo carnal. Portanto, ser carnal não é apenas satisfazer aos desejos "animais", instintivos do homem, mas satisfazer a vontade da alma humana que deseja independência do Senhor e não quer ouvir sua voz.
O grande trunfo de satanás foi despertar a consciência do homem e o fazer pensar por si próprio. A vontade do Espírito Santo pode ser discernida, mas nunca entendida com a mente. Enquanto o homem obedeceu a Deus de maneira intuitiva, dominou sobre toda criação. A partir do momento que passou a exercitar o seu raciocínio, de forma independente de Deus, cedeu ao pecado e caiu. A sabedoria do homem se resume no quanto a sua mente consegue acumular e compreender; a sabedoria de Deus avança os limites do eterno e do impossível e só pode ser compreendida por aqueles que possuem agudo senso de discernimento espiritual, ou seja, somente por aqueles que possuem verdadeira comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário