quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Processo de Restauração - Apóstolo César Augusto

Deus, quando deseja construir algo, utiliza como Seu instrumento a Palavra. Deus fala, em Gênesis 1, Ele falou e houve luz (Gn. 1:3). Em João 1, ao recriar o homem, através da obra reconciliadora de Jesus na cruz, Ele também utilizou a Palavra.
O evangelho de João mostra-nos Jesus como o Verbo de Deus, a Palavra viva de Deus. A Bíblia nada mais é do que a Palavra do Senhor, que assume vida ao ser ungida pelo Espírito Santo. É exatamente a ministração da Palavra, carregada da graça de Deus que irá fazer a pessoa deixar o erro e a escuridão a que satanás a obrigou a viver e retornar para a luz do Senhor.
A afirmação de Jesus é firme e imperativa: precisamos nascer de novo para retornarmos à posição original e termos a oportunidade de vermos cumprido em nossas vidas o projeto de Deus.
O Senhor Jesus prossegue dizendo que nascer de novo é nascer da água e do Espírito. São das coisas distintas mas complementares. São o início do processo de restauração de Deus na vida do homem. Nascer da água significa nascer da palavra de Deus. A água é uma figura do Espírito Santo e também da palavra de Deus. Atos 3:16 nos diz que a fé tem origem no nome do Senhor Jesus, ou seja, somente crendo na Palavra de Deus (Jo. 3:16, Jo. 1:12, Rm. 10:9), que é revelada em Jesus é que nascemos de novo e recebemos em nós o Reino de Deus. Obedecendo os preceitos da Palavra de Deus confirmamos nosso compromisso com Deus e damos ao Senhor o direito legal de agir em nossas vidas e abençoar-nos.
Nascer da Palavra significa também passa pela experiência do batismo, que deve ocorrer após ao novo nascimento. O batismo é a porta de entrada do Reino de Deus. Ele traz compromisso com Deus, com a Palavra de Deus e com a Igreja. A pessoa não é salva, não tem sua vida restaurada, nem retorna ao projeto original de Deus através do batismo, mas ele é uma experiência imprescindível para que se confirme o novo nascimento.
O que o Espírito Santo produz em nós, é o arrependimento pela natureza humana inclinada ao pecado. Isto é arrepender-se do pecado, e não dos pecados, que são os feitos, as consequências e os frutos do pecado. O novo nascimento traz consequências profunda na vida de quem passa por ele, gera transformações visíveis na vida de cada pessoa. Nascer de novo significa abandonar o mundo e o pecado. O mundo ao qual me refiro significa os valores construídos por satanás através do coração corrompido do homem e que regem a sociedade em que vivemos. Os "valores do mundo" envolvem os valores morais, políticos, religiosos que se distanciam imensamente dos valores expresso na palavra de Deus. O mundo se contrapõe ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário